top of page

TEATRO DE BONECOS

Sanfona Velha 26nov-53.jpg

SANFONA VELHA DO FOLE FURADO

Com Cris Miguel e Danilo Tomic

 

Severino do  Xaxado é filho de cangaceiro e vive no sertão do Brasil. É chamado assim porque sabe dançar muito bem o xaxado! Mas ele não sabe nada de outros ritmos. Depois que descobre o baião resolve viajar para o Rio de Janeiro em busca de uma sanfona pra ele tocar.

O espetáculo é uma homenagem ao grande mestre da música popular brasileira Luiz Gonzaga. A trilha musical é executada ao vivo com sanfona, zabumba, triangulo, piano utilizando das composições do Mestre Lua numa jornada musical e divertida!

Criação, interpretação e cenografia- Cris Miguel

Direção musical e interpretação- Danilo Tomic

Bonecos- Paula Galasso e Cris Miguel

Figurino- Maria D'Cajas

Duração de 50 minutos para todas as idades

TANTO MAR

Com Cris Miguel e Danilo Tomic

 

Show musical infantil com histórias de pescador e manipulação de bonecos.

No repertório, canções praieiras de Dorival Caymmi.

A atriz, cantora e instrumentista CRIS MIGUEL (Grupo Mawaca, Baú de Histórias e Ópera na Mala) juntou-se ao maestro e pianista DANILO TOMIC para apresentar uma seleção de canções praieiras de CAYMMI, que vão entremear uma comovente história ambientada no universo de jangadas e pescadores, que tanto inspirou o compositor baiano e seu conterrâneo Jorge Amado. A história, criação livre da atriz, será contada com manipulação de bonecos, uma de suas especialidades.

 

As músicas se intercalam com os personagens e apresentam tres pescadores, Maurino, pescador que encontra um peixe encantado, Dadá, um pescador que adora inventar histórias fantásticas e Zeca, o pescador solitário que faz um pedido para Rainha do Mar para encontrar um amor. Acompanhada pelo piano e canto de Danilo Tomic, Cris Miguel canta, toca percussões, manipula os bonecos e narra as histórias numa viagem pela música brasileira, uma proposta para ouvir e ver, se divertir e se emocionar.

O espetáculo que estreiou em 2014 já se apresentou  em Sescs da capital de São Paulo, já fez parte do Circuito Cultural Paulista, já fez turnê na Bulgária, em Portugal e em Montenegro onde recebeu prêmio de Melhor Espetáculo Eleito pelo júri infantil no Festival de Bonecos de Podgorica e participou do projeto do Ministério da Cultura patrocinado pelo Banco do Nordeste em Fortaleza.

Com duração de 50 minutos para todas as idades.

Criação e interpretação- Cris Miguel

Direção musical e atuação Danilo Tomic

Figurino- Maria D’ Cajas

Bonecos- Paula Galasso

87174014_635363913963328_6205020835434987520_n.jpg

ZINGARELLA

CONTOS CIGANOS

 

 

Espetáculo solo

 

Eu gosto sair andando pelo mundo assim como os ciganos fazem! E os lugares que mais visitei foram no Leste Europeu, uma parte do mundo onde se encontram muitos deles.

Pelas minhas andanças colhi histórias e músicas e compartilho com muita alegria nesta brincadeira de contar histórias. Dentre as histórias estão Vasya pé branco e o Cigano e a Galinha, contos tradicionais dos balcãs,  intermeadas por músicas dos ciganos da Romênia, da Sérvia, da Bulgária, da Macedônia.

O espetáculo conta com música ao vivo, com acordeom, pandeiros, dança e bonecos, enfim, muitos cantos e muitos contos pra mostrar a alma alegre e colorida que este povo tem! Com duração de 50 minutos para todas as idades

 

CARMENCITA

 

Espetáculo solo

 

Espetáculo interativo que une a linguagem clown, teatro de bonecos, dança flamenca e música ao vivo, com acordeom, voz, castanholas e pequenas percussões pra brincar. Uma renomada mezzo soprano “Cristianita” vai apresentar sua ópera e de sua mala saem os personagens Carmencita, Don Josecito, Escamilito, Micaelita e até um touro chamado Pablito, eles cantam, se divertem, brigam também e se apaixonam!  Inspirado na famosa Ópera “Carmen” de Georges Bizet que originalmente conta a história de uma cigana que enfeitiça os mocinhos com sua música e sua dança. Apresentando a ópera através de árias mais conhecidas de uma maneira bem humorada e lúdica e acima de tudo levando encantamento!

 

 O espetáculo tem duração de 50 minutos para crianças a partir de 4 anos

Criação, interpretação e cenografia- Cris Miguel

Direção cênica e musical- Danilo Tomic

Figurino- Maria D"Cajas

Bonecos- Paula Galasso

Coreografia flamenca- Milene Muñoz

Adereços e luz- Rayra Costa

NINA

Espetáculo solo

Dentro de um pequeno teatrinho você vai conhecer Nina, uma menina muito carismática que adora tudo na vida... menos dormir. Ela gosta de descobrir coisas, adora cantar, tenta tocar alguns instrumentos, gosta de brincar com as crianças de conversar e ama contar histórias. Gosta muito dos grandes clássicos, Chapeuzinho vermelho, Patinho feio, Branca de neve.... mas na hora de fazer a Nina dormir quem consegue?

Essa apresentação da boneca Nina com música e brincadeiras é indicada para crianças pequeninas com duração de 45 minutos

Boneca feita por Paula Galasso

Criação, interpretação e cenografia- Cris Miguel

TIGIK PIGIK

Com Cris Miguel e Danilo Tomic

 

A história de muitas histórias, pelos olhos de Tigik, um pintinho russo, muito curioso que viaja em busca de aventura, conhecimento, histórias e muitas emoções. Tigik não quer mais ficar na sua gaiolinha, por isso constrói um aviãozinho de papel e sai pelo mundo. Parte para o Japão onde as arvores de cerejeiras estão pipocando por todos os lados com a chegada da primavera, passa pela India, sobrevoa as Muralhas da China, os países Asiáticos, Europa, Austrália, Antartida, viaja pelos Balcãs, Sérvia, Bulgária, Romênia onde visita o Castelo do Drácula. Pousa na Palestina onde conhece uma bela contadora de histórias.

No México encontra com a Mulata de Córdoba, na Bolívia aprende sobre a origem dos chapéus das Cholitas, na Argentina ouve um belo tango e no Brasil se diverte com as aventuras do Mané Bocó!

Histórias e músicas tradicionais de diversas partes do mundo As músicas são executadas ao vivo  com piano, acordeom, shakuhachi, zamponha, didjeridoo, pandeiro, bendir e rabeca. As histórias são ilustradas com teatro de papel e bonecos. O cenário, um teatrinho no estilo Kamishibai , tradicional teatro de papel japonês

Com duração de 50 minutos para todas as idades

Bonecos- Cris Miguel, Paula Galasso e Rayra Costa

b2e9fb240df1fc574a721179366a8af16566929b795458b1f7d5791036da39c5.jpg

TABI

Com Cris Miguel e Danilo Tomic

 

Show musical de Shakuhachi, flauta de bambu japonesa.

No dia 28 de abril de 1908 os japoneses partem para o Brasil a bordo do navio Kasato Maru, levando na bagagem sonho e esperança. Este show conta a viagem destes primeiros imigrantes nesta histórica trajetória e narra também a jornada interna de um pequeno personagem que faz parte da tripulação, chamado Kazuki, que em companhia de uma garça de papel, um Tsuru, desvendam grandes mistérios da alma.

Danilo Tomic é compositor, maestro, pianista e mestre em shakuhachi. Neste espetáculo interpreta suas próprias composições ao shakuhachi, acompanhado de arranjos em playback. O teatro de bonecos apresentado por Cris Miguel apresenta Kazuki intermeando as canções com mensagens para fazer refletir como ensinamentos budistas e taoístas, frases de grandes sábios como Lao Tsé e Aristóteles e compilações de textos do Professor Wagner Borges, pesquisador espiritualista.

Com duração de 1 hora. Livre para público de todas idades.

FADAS

Espetáculo solo

A fada existe sim e ela vem pra contar histórias!  A fada é um ser mitológico e fantástico que protege os seres humanos ou intervém magicamente nos seus destinos atráves de encantamentos.

Ondina, Melusina, Devas da Montanha, a Fada enfadada e outros contos... de fada é claro, são as histórias escolhidas para esta brincadeira de fazer sonhar as crianças.

Cris Miguel conta suas historias através de um teatro de bonecos musical, com bonecos de papel, de teatro de sombra e de tecidos.

A música ao vivo é executada com instrumentos  diferentes, uma harpa celta, um kantele, que é um tipo de harpa tradicional da finlandia e o acordeon.

A mistura da música, das histórias e destes bonecos dá o tom lúdico que dá asas a imaginação de uma maneira poética e divertida!

Criação, texto, cenografia e interpretação- Cris Miguel

Bonecos- Cris Miguel e Paula Galasso

22365528_687856701425690_3343806051758991973_n.jpg

PRÍNCIPE SIDDHI

Espetáculo solo

Cris Miguel apresenta Principe Siddhi, a história de um pequeno príncipe indiano que se sentia como um pássaro preso na gaiola vivendo dentro do Palácio de Ouro e Prata, pois seus pais não permitiam nunca que ele saísse de lá. Mandavam presentes e muitos agrados, mas nada o satisfazia além da vontade de conhecer o mundo além das muralhas.

Inspirado na história de Sidharta Gautama, o Buda e em pequenas lendas da vida de Buda tiradas do livro de Noor inayat Khan que foi uma real princesa indiana, filha de um mestre sufi que escrevia e contava histórias pra crianças.

Uma história que traz de forma divertida e comovente valores como respeito, harmonia e beleza no caminho da busca da verdade. Apresentando a cultura indiana, a história é ilustrada com teatro de sombras, música e dança clássica da Índia, que de forma singela buscam a comunhão com o público de todas as idades no resgate da função ancestral de se contar uma história.

O espetáculo tem duração de 50 min e é indicado para todo o público.

Criação, texto, cenografia, confecção teatro de sombra, coreografia Odissi e interpretação- Cris Miguel

HABIBA

Espetáculo solo

 

Uma recompilação de contos árabes itermeados pela história de Habiba, uma contadora de histórias que sabe ler nos tapetes persas o que está por se revelar. Apresentando a cultura árabe através de histórias e brincadeiras vamos falar da luta pelos sonhos, de como vencer o medo e da questão do respeito à mulher e da igualdade entre os sexos num passeio pelo imaginário árabe de mercadores e suas viagens pelo deserto, encanto e magia de uma tradição de contadores de histórias.

Com bonecos, música e canto tradicionais

Criação, texto, interpretação- Cris Miguel

Bonecos- Cris Miguel, Paula Galasso e Sergio Serrano

Com duração de 50 minutos.

Para todas as idades

71108764_2751423638221734_8852497139784220672_n.jpg

DONA VELHA E O SACI

Espetáculo solo

Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona. Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci importuna tanto a Dona Velha que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa. Nesta apresentação em forma de show musical com bonecos, Dona Velha apresenta causos e cantos da cultura popular caipira. A música caipira de raiz contribui para a memória musical do Brasil, assim os adultos relembram grandes clássicos como Chuá Chuá, sendo Dona Velha fã de Inezita Barroso, além de cantigas de domínio público e  parlendas oferecendo diversão para crianças e adultos! Com duração de 50 minutos

Bonecos- Sergio Serrano e Cris Miguel

Criação, texto, cenografia, figurinos e interpretação- Cris Miguel

FÁBULAS DE UMA PRINCESA INDIANA

Espetáculo solo

 

Noor Inayat Khan, foi uma princesa indiana, filha de um mestre sufi. Ela escrevia e contava histórias para crianças.

Cris Miguel encarna a figura desta princesa para contar belas histórias da tradição oral . Fábulas que trazem de forma divertida e comovente valores como o respeito, a harmonia e a beleza no caminho da busca da verdade. A Música é executada ao vivo com instrumentos orientais como tambura, harmonium e bendir. As histórias são ilustradas com teatro de papel e bonecos que de forma singela buscam a comunhão com o público de todas as idades, no resgate da função ancestral de se contar uma história.
O espetáculo tem duração de 45 min e é indicado para público geral.

FB_IMG_1617392934745.jpg

DOÑA UBENZA

Espetáculo solo

Recheado de humor e poesia, este espetáculo foi livremente inspirado em lendas, contos e cantos folclóricos da cultura andina. 

Os personagens vão de animais típicos da Cordilheira dos Andes como quirquincho, condor, vicunha, até a carismática protagonista que é a Doña Ubenza.

Inspirada numa personagem real, Doña Ubenza foi uma mulher de Puña de Salteña, pastora, tecelã, lavadeira entre outros ofícios que desempenhava. Uma canção foi criada em sua homenagem pois Doña Ubenza vive em todas as mulheres daquela terra. Composta por Chacho Echenique a canção leva o mesmo nome “Doña Ubenza”. 

Uma homenagem aos povos ancestrais da América Latina com histórias, bonecos e música ao vivo, canto, acordeom, charango e percussão.

Com duração de 60 minutos para todo o público!

Criação, texto, bonecos, figurinos, cenografia e interpretação – Cris Miguel

Foto divulgação zaiko.jpg

ZAIKO KOKORAIKO

Com Cris Miguel e Mariana Paunova.

Zaiko Kokoraiko e Lissa são dois personagens tradicionais da Macedônia. A partir de uma música muito conhecida por lá que conta a história de Lissa, uma raposa que queria se casar e acaba marcando o casamento com o coelho Zaiko, Cris Miguel desenvolveu uma história divertida onde a raposa se prepara para casar mas não sabe com quem e então muitos pretendentes vem se apresentar. Um cabrito, um urso, uma águia... e Zaiko Kokoraiko. De acordo com que a história vai se desenrolando a plateia vai aprendendo as danças tradicionais de cada lugar, de cada personagem ou de alguma situação como por exemplo a dança da despedida da noiva ou a dança do casamento. Um convite a vivenciar a história através das danças circulares, com músicas  tradicionais da Albânia, Turquia, Macedônia, Romênia e Bulgária

Cris Miguel se uniu a Mariana Paunova, natural da Bulgária e residente no Brasil. Mariana é especialista em danças tradicionais dos Balcãs.

Juntaram então o amor em comum de Cris e Mariana por esta cultura do leste europeu e acabou nesta brincadeira de histórias e danças.

Com duração de 1 hora para crianças. Indicado para crianças a partir de 7 anos e adultos.

Bonecos Cris Miguel e Paula Galasso

Criação, texto e cenografia- Cris Miguel

Figurinos - Maria D"Cajas 

Carnaval dos Bichos-31.jpg

CARNAVAL DOS BICHOS

Com Cris Miguel, Danilo Tomic, Valeria Zeidan e Ana Eliza Colomar.

 

Um show de música com bonecos, brincadeiras e muita folia!!! A história do Bode Noé que anuncia que o dilúvio vai chegar. Ele chama todos os bichos para entrarem dentro da sua arca, mas a chuva não vem e enquanto isso os bichos vão brincar o carnaval.

Preparam suas fantasias e a festa começa, galinha se fantasia de peru, coruja se fantasia de Batman, elefante se fantasia de borboleta e muitos outros bichos vem pra animar o baile. As tradicionais marchinhas de carnaval são ilustradas por bonecos de papel e marotes. A banda é formada por Danilo Tomic ( piano e voz) , Cris Miguel (voz), Valeria Zeidan  (percussão) ,Ana Eliza Colomar ( sax e flauta)

Os bonecos são de Cris Miguel, Rayra Costa e Paula Galasso.Com duração de 1 hora indicado para todas as idades.

.

bottom of page